quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Concurso Petrobrás - Prova Resolvida (Técnico de Segurança Júnior - 2014) - Questões 21 a 24

Olá, pessoal

Com a publicação do novo concurso da Petrobrás, especificamente para o cargo de Técnico de Segurança Júnior (que exige formação em curso técnico em Segurança do Trabalho), resolvi retomar o blog, a pedidos, para resolver algumas provas anteriores e deixar disponível para os concurseiros da área.



Link para o novo concurso - Cesgranrio (2017.1): http://www.cesgranrio.org.br/concursos/evento.aspx?id=petrobras0117

Vou fazer uma série de posts para resolver as provas aos poucos, então utilizem as resoluções para auxiliar nos estudos.

Vou começar pela prova de 2014, que foi a última da Petrobrás a contemplar o cargo. O edital, prova, gabarito e demais informações podem ser encontrados no site da própria Cesgranrio: http://www.cesgranrio.org.br/concursos/evento.aspx?id=petrobras0114

Começaremos hoje com as questões Q.21 a Q.24. As demais questões serão apresentadas em posts futuros.

RESOLUÇÕES: Q.21 A Q.25












RESOLUÇÃO: O próprio comando da questão já serve de guia para a resolução, tratando-se de uma informação que se encontra na literalidade da NR-35. Vamos a ela:

"35.5.3.4 É obrigatório o uso de absorvedor de energia nas seguintes situações:

a) fator de queda for maior que 1;
b) comprimento do talabarte for maior que 0,9 m."

Sendo assim, caso uma das situações seja verificada, o uso do absorvedor de energia é obrigatório. A condição "b" responde a questão: 0,90 m.

Apenas para auxiliar os estudos, é importante estar familiarizado com os conceitos apresentados pela NR-15:

Absorvedor de energia: dispositivo destinado a reduzir o impacto transmitido ao corpo do trabalhador e sistema de segurança durante a contenção da queda.
Fator de queda: razão entre a distância que o trabalhador percorreria na queda e o comprimento do equipamento que irá detê-lo.
Talabarte: dispositivo de conexão de um sistema de segurança, regulável ou não, para sustentar, posicionar e/ou limitar a movimentação do trabalhador.

GABARITO: C

















RESOLUÇÃO: Mais uma questão que se atém à letra da Norma Regulamentadora (neste caso, da extensa NR-12). É importante notar que a questão está perguntando a alternativa incorreta, que não se encaixa nos requisitos mínimos de segurança dos quadros de energia das máquinas e equipamentos.

Ainda que o candidato não se lembre exatamente desta parte da norma, boa parte da questão já pode ser deduzida pelos conhecimentos básicos de qualquer norma de segurança, tendo em vista a proteção ao trabalhador. As alternativas A, B, D e E são medidas de segurança relativamente óbvias para esse tipo de sistema, visto que os sistemas devem estar devidamente isolados, protegidos, sinalizados, em bom estado de conservação e com acesso restrito.

O candidato, assim, poderia recorrer à alternativa C por eliminação, especialmente porque o texto está muito específico para o que seria um requisito mínimo de segurança. Vamos conferir o que a NR-12 diz para termos certeza:

12.18 Os quadros de energia das máquinas e equipamentos devem atender aos seguintes requisitos mínimos de segurança:

a) possuir porta de acesso, mantida permanentemente fechada;
b) possuir sinalização quanto ao perigo de choque elétrico e restrição de acesso por pessoas não autorizadas;
c) ser mantidos em bom estado de conservação, limpos e livres de objetos e ferramentas;
d) possuir proteção e identificação dos circuitos. e
e) atender ao grau de proteção adequado em função do ambiente de uso.

GABARITO: C






















RESOLUÇÃO: Uma questão típica das provas da Petrobrás (e também muito comum em outros concursos da área).

O cálculo de dose de ruído é feito através da seguinte equação:

Onde C (C1, C2, C3... Cn) indica o tempo total que o trabalhador fica exposto a um nível de ruído específico (ou seja, o que foi verificado na prática), e T (T1, T2, T3... Tn) indica a máxima exposição diária permissível a este nível (isto é, o que está estabelecido na norma).

Vale ressaltar que a questão diz "Segundo a legislação de segurança e saúde no trabalho". Neste caso, está se referindo aos limites de tolerância para ruído existentes na NR-15 (Anexo Nº 1).



É importante perceber que não é necessário decorar esta tabela em todos os níveis, basta reparar o seguinte:
- A cada aumento de 5 dB(A), a máxima exposição diária permissível se reduz à metade (segundo a NR-15).

Por exemplo:
* 85 dB(A) -> 8 horas
* 90 dB(A) -> 4 horas
* 95 dB(A) -> 2 horas
(E assim sucessivamente, dentro do razoável).

OBS.: Para a NHO-01 da Fundacentro, a máxima exposição diária permissível se reduz à metade a cada aumento de 3 dB(A). Não é o caso desta questão específica, mas é importante ter atenção quanto a isso!

Vamos ao nosso cálculo, então:

- Medida nº 1: 100 dB(A)
C1 = 1 h (dado da questão)
T1 = 1 h (máxima exposição diária permissível, NR-15)

- Medida nº 2: 95 dB(A)
C2 = 1 h
T2 = 2 h

- Medida nº 3: 85 dB(A)
C3 = 4 h
T3 = 8 h

- Medida nº 4: 90 dB(A)
C4 = 2 h
T4 = 4 h

Fazendo as contas:

Dose = 1/1 + 1/2 + 4/8 + 2/4 = 2,5 ou 250%

GABARITO: B














RESOLUÇÃO: Esta questão se refere ao Anexo Nº 6 da NR-15, que trata de trabalhos sob condições hiperbáricas (isto é, a altas pressões). Trata-se de um anexo bastante extenso e cheio de detalhes, que não costuma cair muito em outros concursos da área, porém a Petrobrás sempre exige dos candidatos! Recomendo que seja lido com atenção, procurando entender os principais tópicos e conceitos.

Nesta questão, a prova quis que o candidato diferenciasse os diferentes conceitos apresentados em tal anexo da norma, a saber:
"1.2 Para fins de aplicação deste item, define-se:

a) Câmara de Trabalho - É o espaço ou compartimento sob ar comprimido, no interior da qual o trabalho está sendo realizado;
b) Câmara de Recompressão - É uma câmara que, independentemente da câmara de trabalho, é usada para tratamento de indivíduos que adquirem doença descompressiva ou embolia e é diretamente supervisionada por médico qualificado;
c) Campânula - É uma câmara através da qual o trabalhador passa do ar livre para a câmara de trabalho do tubulão e vice-versa;
d) Eclusa de Pessoal - É uma câmara através da qual o trabalhador passa do ar livre para a câmara de trabalho do túnel e vice-versa;
e) Encarregado de Ar Comprimido - É o profissional treinado e conhecedor das diversas técnicas empregadas nos trabalhos sob ar comprimido, designado pelo empregador como o responsável imediato pelos trabalhadores;
f) Médico Qualificado - É o médico do trabalho com conhecimentos comprovados em Medicina Hiperbárica, responsável pela supervi são e pelo programa médico;
g) Operador de Eclusa ou de Campânula - É o indivíduo previamente treinado nas manobras de compressão e descompressão das eclusas ou campânulas, responsável pelo controle da pressão no seu interior;
h) Período de Trabalho - É o tempo durante o qual o trabalhador fica submetido a pressão maior que a do ar atmosférico excluindo-se o período de descompressão;
i) Pressão de Trabalho - É a maior pressão de ar à qual é submetido o trabalhador no tubulão ou túnel durante o período de trabalho;
j) Túnel Pressurizado - É uma escavação, abaixo da superfície do solo, cujo maior eixo faz um ângulo não superior a 45º (quarenta e cinco graus) com a horizontal, fechado nas duas extremidades, em cujo interior haja pressão superior a uma
atmosfera;
l) Tubulão de Ar Comprimido - É uma estrutura vertical que se estende abaixo da superfície da água ou solo, através da qual os trabalhadores devem descer, entrando pela campânula, para uma pressão maior que atmosférica. A atmosfera pressurizada opõe-se à pressão da água e permite que os homens trabalhem em seu interior."

Pelos próprios conceitos da norma, já sabemos que se trata do Operador de Eclusa ou de Campânula, responsável por estas operações de controle de pressão no interior dos equipamentos (manobras de compressão e descompressão). Mais uma vez, recomendo que se invista um tempo de estudo no Anexo Nº 6 da NR-15 para a prova da Petrobrás!

GABARITO: A

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Espero que tenham gostado. Deixem comentários com dúvidas, críticas, sugestões e afins para que possamos sempre melhorar juntos. :-)

Até o próximo com post com mais questões!

Um abraço!

Marcio Carvalho

2 comentários:

  1. Salve, Marcio! Que bom que voltou, tu tava fazendo falta lá no meu antigo grupo "Segurança do Trabalho - Concursos em Pernambuco" (mas que fechei recentemente).

    Estava sem fazer concurso da nossa área há pouco mais de um ano, mas vou fazer este que a Petrobras abriu, então estou me atualizando - e teu blog vai ajudar muito também.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Paulo! Estou na correria, mas vou tentar atualizar com mais questões em breve. Boa sorte nos concursos!

    ResponderExcluir